Leite de Colônia é bom para pele?

Continuando os posts especiais avaliando os produtos de “época da vovó”, hoje vamos falar de um velho e famosa loção de limpeza facial, o Leite de Colônia, no mercado há mais de 70 anos. Será que o Leite de Colônia é bom para a pele?

Leite de Colônia é bom para pele?

Usado como um produto que ajuda a limpar a pele, o Leite de Colônia é utilizado por muitas mulheres como demaquilante, como tônico e como adstringente. Tônico ou adstringente? Você sabe a diferença?
Antes de falarmos sobre o Leite de Colônia, quero fazer uma breve explicação sobre essa diferença. O tônico possui a função de tonificar, ou seja, completar a limpeza, eliminando os últimos vestígios de sujeiras e maquilagem da pele, assim como restaurar o pH da epiderme e fortalecer seu tônus. Já o adstringente possui a função de contrair os poros, controlando a oleosidade excessiva, fortalecendo a pele e evitando a flacidez.
E o Leite de Colônia é tônico ou adstringente? Pelo rótulo do produto ele é um adstringente. Mas então é bom para a pele? Não! Vejamos o porque.

Leite de Colônia é bom para pele?

O Leite de Colônia é um álcool perfumado! Olha ai a composição:

Informação contida no rótulo do produto

Segue detalhamento dos itens da fórmula (fonte: http://leitedecolonia.com.br/index.php)

● ALCOHOL: agente antiespumante, antimicrobiano; adstringente, solvente, potenciador de penetração
● AQUA
● GLYCERIN: umectante, protetor de pele.
● PROPYLENE GLYCOL: álcool orgânico. Condicionador de pele.
● BARIUM SULFATE: sal inorgânico. Opacificante, corante. Persistente e bioacumulativo.
● PARFUM: mistura não divulgada de vários produtos químicos aromáticos.
● STYRAX TONKINENSIS RESIN EXTRACT: extrato da resina da Styrax tonkinensis. Condicionante.
● SODIUM BORATE: Ajustador de pH, agente de volume.
● BORIC ACID: agente de volume, antimicrobiano.
● BENZALKONIUM CHLORIDE: antimicrobiano, conservante.
● ALPHA-ISOMETHYL IONONE: fragrância.
● AMYL CINNAMAL: fragrância.
● BENZYL ALCOHOL: analgésico externo, solvente, conservante.
● BENZYL SALICYLATE: fragrância, absorvedor de raios UV.
● CINNAMIL ALCOHOL: fragrância.
● CITRONELLOL: ingrediente de fragrância.
● D-LIMONENE: fragrância.
● EUGENOL: fragrância.
● GERANIOL: fragrância.
● HYDROXYCITRONELLAL: fragrância.
● LINALOOL: fragrância.

Em resumo: é um álcool perfumado ou não é??

Acredito que quando esse produto foi lançado, a indústria não tinha tanta clareza sobre os malefícios do uso do álcool na pele, porém hoje, 70 anos depois, já sabemos que o álcool é super agressivo para todos os tipos de pele, especialmente peles secas e sensíveis. Assim, com a larga opção de tônicos no mercado, acho que podemos esquecer as opções com álcool não é mesmo 😉

Falando em álcool, o site Allure consultou a dermatologista Dendy Engelman sobre o uso de álcool na pele. Olha aí a fala dela:
“o álcool só é bom para passar em machucados ou para desinfetar as mãos. E não é qualquer tipo de álcool, só aquele farmacêutico. Já no rosto, a substância pode ser bem danosa. Isso porque ela acaba com a superfície da pele, uma camada protetora essencial. Como a barreira da pele fica escassa, ela não consegue mais se manter úmida, o que leva à desidratação”

Além disso, para quem tem pele oleosa e propensa à acne, o álcool só favorece uma produção maior de oleosidade, pois faz um efeito rebote! Assim, vamos ler os rótulos e buscar opções mais saudáveis para a pele.

Para saber mais sobre os cuidados com a pele que eu indico, leia o poste sobre Pele Radiante!

Nutrição, beleza e beijos
Chris.

22 comentários, Deixe o seu também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maisa Maila Sipauba Moura De Sa
    Agosto 28, 2019
    Quero saber o que é bom para limpar a pele
    • Chris Castro
      Setembro 4, 2019
      Maisa tem muita coisa boa no mercado. Um BBB é a água micelar da Cicatricure!
  2. Brenda Leal
    Outubro 6, 2019
    Olá! Gostaria que falasse sobre cremes hidratantes que fazem bem pra pele, escutamos muitas coisas de pessoas da “mídia” e acaba que somos vítimas de grandes empresas que na verdade só querem lucro... Achei muito interessante seu blog, pois além de gostar de explicar sobre produtos de beleza, você tem conhecimento dos componentes... Sugiro a criação de uma página no YouTube, se ainda não tiver... Com certeza eu seria uma seguidora fiel!
    • Brenda Leal
      Outubro 6, 2019
      Acabei de ver seu canal no YouTube, +1 seguidora. Sucesso! Continue assim, bjs.
      • Chris Castro
        Outubro 7, 2019
        Ahhhh Brenda!! Obrigada... Te espero no instagram @chriscastro1
  3. Kessy
    Novembro 7, 2019
    Então!Eu posso usar o produto,ou não?
    • Chris Castro
      Novembro 11, 2019
      Oi Kessy, eu não indico produtos, mas oriento sobre a fórmula. Se você quiser usar álcool na pele, use... Mas recomendo você procurar um DERMATOLOGISTA!
      • Fernanda Maria Louro
        Novembro 17, 2019
        Boa noite. Usei Leite de Colonia durante 52 anos. Sempre me felicitarem pela linda pele que tenho. Há cerca de 2 anos não consigo comprar em Portugal. Quando começou a proibição de venda em Portugal consultei um dermatologista que me confirmou que a minha pele está optima para a minha idade. Estranho ...
    • Graci
      Maio 30, 2020
      Pode sim pra mim ele limpa super bem melhor que essas águas micelares carona por ai mas depois passe um hidratante que não resseca a pele ..Esse é o segredo
  4. Marcelle Pará
    Dezembro 7, 2019
    Eu estava usando ele, realmente limpa a pele... O cheiro é horrível e eu sempre lavava após o uso. Poréééém.... Conforme fui usando comecei a notar que as minhas bochechas começaram a descamar. Estava horrível mesmo... Mesmo usando outros produtos e hidratando, assim que parei de usar ele minha pele parou de descamar. Tbm não recomendo o uso dele.
  5. Cristina
    Março 19, 2020
    Alguém sabe a % de álcool?
    • Chris Castro
      Março 20, 2020
      Não, eles não informam... Mas por ser o primeiro na lista de ingredientes, o % deve ser bem alto!
  6. Maria
    Março 19, 2020
    tenho usado uma vez ao dia, após lavo bem o rosto e o hidrato. tem feito otimos resultados em minha pele oleosa e regulado o tamanho dos poros. acho que o problema está no uso incorreto ou excessivo do produto.
    • Maria
      Março 19, 2020
      além disso, é uma alternativa mais barata para as pessoas com pele muito oleosa. por esse motivo principalmente recomendo, mas o uso deve ser consciente.
  7. Elissâmia
    Abril 1, 2020
    Oi, e sobre o leite de rosas?? Vc recomenda??
    • Chris Castro
      Abril 1, 2020
      Também não uso, tem álcool e itens artificiais!
  8. Márcio Silva
    Maio 6, 2020
    Mas os melhores perfumes tem álcool
    • Chris Castro
      Maio 11, 2020
      Sim, mas são duas coisas completamente diferente: perfumes possuem álcool e não são feitos para passar no rosto. O leite de colônia é indicado para passar no rosto, como item de limpeza para a pele! Bem diferente né?! ;-)
  9. Rita Areias
    Maio 14, 2020
    O que posso dizer é que conheço uma senhora de 93 anos que a pele é super linda e limpa. Seu segredo: leite de colônia. Comecei a usar faz uns dois anos. Em mim, que tenho a pele super oleosa, só trouxe benefícios. Uma limpeza tão grande que nunca obtive com demaquilante. E limpeza é tudo. Poluição acaba com a pele! Outra, minha pele do rosto ficou mais clara, mais durinha. Quando elogiam, falo do leite de colônia! Fora ele, só uso protetor solar! Enfim, minha experiência e a de Dona Elza são excelentes, mas não posso generalizar! Cada pele é única. Bjs em todas vcs
  10. Joana
    Maio 28, 2020
    Se Leite de Rosa é usado há tantos e tantos anos, e você está dizendo que não é bom para pele, deve estar recebendo uma graninha para vender os outros produtos, né?
    • Chris Castro
      Junho 2, 2020
      Não Joana, estou trabalhando de graça mesmo, escrevendo conteúdos para vocês. Não gosta, não ler.
  11. Ana
    Julho 16, 2020
    Eu amo Leite de colonia e não troco pelo melhor tônico importado! Minha avó sempre usou e morreu aos 86 com a pele boa pra sua idade
topo