Nívea Creme é bom para a pele mesmo? A verdade sobre o Nívea Creme
Beleza
Post polêmico no ar… Sim, pois vou falar a minha verdadeira opinião sobre o Nívea Creme, tão famoso, tão querido, ícone quando falamos de popularidade no seguimento da beleza. Então se você é uma pessoa que ama beleza e gosta de saber com mais profundidade sobre composição dos produtos, não deixe de ler esse post. Nívea Creme é bom para a pele mesmo?? A verdade sobre o Nívea Creme!!
Nívea Creme é bom para a pele mesmo? A verdade sobre o Nívea Creme
Certo dia decidi resgatar alguns produtos conhecidos como “da época da vovó” para também compartilhar aqui no blog as minhas experiências com esses produtos mais tradicionais e acessíveis. Então o primeiro da lista que decidi testar foi o famoso Nívea Creme.
Bom, antes de usar eu fiz uma grande pesquisa na internet e percebi que tem muitos posts e vídeos falando sobre as várias formas de usar o produto, sempre junto de palavras como “pele perfeita” ou “milagroso”, porém com informações mais rasas, sem entrar na composição do creme.
Então eu decidi testar e entender os componentes da fórmula antes de vir aqui falar com vocês. Então vamos ao meu parecer sobre o Nívea Creme. Será que é bom mesmo?
Nívea Creme é bom para a pele mesmo? A verdade sobre o Nívea Creme
| MINHA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO
Usei de diversas formas, desde a aplicação simples em áreas localizadas, até mesmo dormi com o produto na área dos olhos, como também fiz máscara de hidratação com o produto, seguindo vários vídeos que vi no Youtube sobre esse produto.
Bem, em todas as minhas experiências com esse creme, percebi a minha pele, que é seca/sensível, ficou bem macia. Curti a sensação de hidratação e o toque macio após a utilização. De certa forma, e minha experiência de utilização foi positiva, apesar de achar que o produto fica impregnado um pouco, pois tive uma certa dificuldade de retirar o produto do rosto.
Achei extremamente hidratante, de certa forma até pesado, assim, acredito eu que se a minha pele fosse oleosa, a minha experiência não teria sido positiva.
Até aí, OK. Daí fui ler o rótulo para investigar o que havia na fórmula para deixar o rosto tão macio e hidratado, de certa forma, meio impregnado com o produto. Eita, aí que entendemos a verdade sobre o Nívea Creme.
| MINHA ANÁLISE DO RÓTULO
Busquei no site da própria marca os ingredientes do creme. Vamos lá:
Aqua, Paraffinum Liquidum, Cera Microcristallina, Glycerin, Lanolin Alcohol (Eucerit®), Paraffin, Panthenol, Magnesium Sulfate, Decyl Oleate, Octyldodecanol, Aluminum Stearates, Citric Acid, Magnesium Stearate, Sodium Anisate, d-Limonene, Geraniol, Hydroxycitronellal, Linalool, Citronellol, Benzyl Benzoate, Cinnamyl Alcohol, Parfum (FONTE: SITE DO NÍVEA CREME)
Bom, tenho um bom entendimento sobre componentes da fórmula, primeiro por ser nutricionista, segundo por ter trabalhado por 12 anos na industria farmacêutica e terceiro por ser estudiosa desse tema mesmo, mas mesmo assim, recorri a “ajuda dos universitários”. Achei um blog com detalhamento dos ingredientes e vou compartilhar com você aqui, mas deixo claro que não sou bioquímica, assim qualquer informação que esteja equivocada, vou ficar imensamente agradecida em ser corrigida!! A fonte dessa informação é o blog Secret Garden of Beauty – AQUI.
| Ingredientes do Nívea Creme (tradicional da lata azul)
Água – solvente
Paraffinum Liquidum – derivado de petróleo. Tem propriedades emolientes e lubrificantes. Não possui qualquer valor nutritivo, nem é absorvido pela pele. Apenas lubrifica superficialmente a derme, evitando a perda de água, o que quer dizer que dá apenas uma falsa sensação de hidratação. Além disso, acumula-se na pele, obstruindo os poros (ação comedogénica) predispondo para a formação de borbulhas. É um ingrediente muito barato, daí ser usado largamente em cosmetologia.
Cera microcristalina – é um derivado do petróleo e possui caraterísticas semelhantes aos restantes derivados, como o descrito acima. Tem efeito oclusivo na pele, o que, por um lado, tem uma grande vantagem, pois evita a evaporação de água através da epiderme.
Glycerin – alto poder higroscópico (se une a água), que em ambientes úmidos se torna altamente vantajoso, pois é capaz de absorver a água do ar que respiramos, conferindo ao creme alto poder de hidratação.
Lanolin Alcohol – altamente emoliente, suavizando pele e diminuindo a perda transepidérmica de água. Alto nível de hidratação. Protege e repõe os lípidos perdidos com as agressões diárias por sabões e detergentes. Forma películas protetoras sobre as superfícies tratadas, protegendo-as de maneira não oclusiva.
Parafina – derivado do petróleo, partilhando as mesmas desvantagens e características dos restantes derivados.
Panthenol – álcool precursor da vitamina B5. Estimula renovação celular. Ação hidratante e humectante.
Magnesium sulfate – regulador da troca de água entre as células e o meio externo, auxiliando na absorção de nutrientes e promovendo a eliminação de toxinas e ativação da circulação sanguínea.
Decyl Oleate – Principalmente utilizado como um lubrificante. Cria uma película fina, não-gordurosa, que confere à pele uma aparência suave e macia.
Octyldodecanol – Emoliente. Pode provocar irritação.
Aluminum Stearates – Agente estabilizador da emulsão. Propriedades lubrificantes.
Citric Acid – Agente químico que induz a renovação celular e possui forte ação antioxidante.
Magnesium Stearate – Função lubrificante.
Limonene, Geraniol, Hydroxycitronellal, Linalool, Citronellol, Cinnamyl Alcohol– usados como fragância.
Benzyl Benzoate – pode ser usado como solvente e conservante. Pode ser irritativo. Pode ser usado como fragância.
Parfum – usados como fragância.
O que significa então? A minha conclusão, a minha análise do rótulo, o meu ponto de vista é o seguinte: possui muitos itens bons, mas possui muitos itens ruins, derivados de petróleo que não atuam na nutrição e saúde da pele, pelo contrário, forma uma capa de sebo na epiderme, deixando essa falsa sensação de hidratação e maciez.
De fato é a nossa avó e os antigos dermatologistas amavam esse produto, pois era um dos poucos que existia, uma vez que esse creme já tem mais de 100 anos. Naquela época os estudos e informações ainda eram limitados. Hoje temos muitos estudos e tecnologias que inovaram os cosméticos, apresentado fórmulas com ingredientes mais naturais e mais orgânicos, ou seja, sem derivados de petróleo ou afins, que são inorgânicos e nocivos a longo prazo.
Na minha humilde opinião, não usarei mais, mesmo porque pelo resultado de maior hidratação, tem vários outros produtos no mercado com valores próximos e melhor qualidade da fórmula. Inclusive a própria marca Nívea, tem vários outros itens mais modernos e com melhores fórmulas disponíveis no mercado.
Nívea Creme é bom para a pele mesmo? A verdade sobre o Nívea Creme
Não acho que o Nívea Creme seja bom para a pele. Não nutre a pele!! O efeito imediato de “hidratação” o produto dá, porém não é um item que traz saúde para a pele, pelo contrário, pode até ser um item que obstrui os poros, especialmente de peles oleosas, quando não retirado corretamente, assim proporcionando o aumento da oleosidade e a possibilidade do aparecimento de cravos e espinhas.
Mas uma vez, isso é o que eu acho, a minha opinião. Faça as suas pesquisas e sua avaliação, mas não deixe de ler o rótulo para saber o que você coloca no seu rosto.
Nutrição, beleza e beijos,
Chris.