Nívea Creme é bom para a pele mesmo? A verdade sobre o Nívea Creme

Post polêmico no ar… Sim, pois vou falar a minha verdadeira opinião sobre o Nívea Creme, tão famoso, tão querido, ícone quando falamos de popularidade no seguimento da beleza. Então se você é uma pessoa que ama beleza e gosta de saber com mais profundidade sobre composição dos produtos, não deixe de ler esse post. Nívea Creme é bom para a pele mesmo?? A verdade sobre o Nívea Creme!!

Nívea Creme é bom para a pele mesmo? A verdade sobre o Nívea Creme

Certo dia decidi resgatar alguns produtos conhecidos como “da época da vovó” para também compartilhar aqui no blog as minhas experiências com esses produtos mais tradicionais e acessíveis. Então o primeiro da lista que decidi testar foi o famoso Nívea Creme.

Bom, antes de usar eu fiz uma grande pesquisa na internet e percebi que tem muitos posts e vídeos falando sobre as várias formas de usar o produto, sempre junto de palavras como “pele perfeita” ou “milagroso”, porém com informações mais rasas, sem entrar na composição do creme.

Então eu decidi testar e entender os componentes da fórmula antes de vir aqui falar com vocês. Então vamos ao meu parecer sobre o Nívea Creme. Será que é bom mesmo??

Olha aí o famoso creme da latinha azul

 

Nívea Creme é bom para a pele mesmo?? A verdade sobre o Nívea Creme

| MINHA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO

Usei de diversas formas, desde a aplicação simples em áreas localizadas, até mesmo dormi com o produto na área dos olhos, como também fiz máscara de hidratação com o produto, seguindo vários vídeos que vi no Youtube sobre esse produto.

Bem, em todas as minhas experiências com esse creme, percebi a minha pele, que é seca/sensível, ficou bem macia. Curti a sensação de hidratação e o toque macio após a utilização. De certa forma, e minha experiência de utilização foi positiva, apesar de achar que o produto fica impregnado um pouco, pois tive uma certa dificuldade de retirar o produto do rosto.

Achei extremamente hidratante, de certa forma até pesado, assim, acredito eu que se a minha pele fosse oleosa, a minha experiência não teria sido positiva.

Até aí, OK. Daí fui ler o rótulo para investigar o que havia na fórmula para deixar o rosto tão macio e hidratado, de certa forma, meio impregnado com o produto. Eita, aí que entendemos a verdade sobre o Nívea Creme.

| MINHA ANÁLISE DO RÓTULO

Minha despedida do Nívea Creme

Busquei no site da própria marca os ingredientes do creme. Vamos lá:

Aqua, Paraffinum Liquidum, Cera Microcristallina, Glycerin, Lanolin Alcohol (Eucerit®), Paraffin, Panthenol, Magnesium Sulfate, Decyl Oleate, Octyldodecanol, Aluminum Stearates, Citric Acid, Magnesium Stearate, Sodium Anisate, d-Limonene, Geraniol, Hydroxycitronellal, Linalool, Citronellol, Benzyl Benzoate, Cinnamyl Alcohol, Parfum (FONTE: SITE DO NÍVEA CREME)

Bom, tenho um bom entendimento sobre componentes da fórmula, primeiro por ser nutricionista, segundo por ter trabalhado por 12 anos na industria farmacêutica e terceiro por ser estudiosa desse tema mesmo, mas mesmo assim, recorri a “ajuda dos universitários”. Achei um blog com detalhamento dos ingredientes e vou compartilhar com você aqui, mas deixo claro que não sou bioquímica, assim qualquer informação que esteja equivocada, vou ficar imensamente agradecida em ser corrigida!! A fonte dessa informação é o blog Secret Garden of Beauty – AQUI.

| Ingredientes do Nívea Creme (tradicional da lata azul)

Águasolvente

Paraffinum Liquidum – derivado de petróleo. Tem propriedades emolientes e lubrificantes. Não possui qualquer valor nutritivo, nem é absorvido pela pele. Apenas lubrifica superficialmente a derme, evitando a perda de água, o que quer dizer que dá apenas uma falsa sensação de hidratação. Além disso, acumula-se na pele, obstruindo os poros (ação comedogénica) predispondo para a formação de borbulhas. É um ingrediente muito barato, daí ser usado largamente em cosmetologia.

Cera microcristalina –  é um derivado do petróleo e possui caraterísticas semelhantes aos restantes derivados, como o descrito acima. Tem efeito oclusivo na pele, o que, por um lado, tem uma grande vantagem, pois evita a evaporação de água através da epiderme.

Glycerinalto poder higroscópico (poder de absorver água), que em ambientes húmidos se torna altamente vantajoso, pois é capaz de absorver a água do ar que respiramos, conferindo ao creme alto poder de hidratação.

Lanolin Alcoholaltamente emoliente, suavizando pele e diminuindo a perda transepidérmica de água. Alto nível de hidratação. Protege e repõe os lípidos perdidos com as agressões diárias por sabões e detergentes. Forma películas protetoras sobre as superfícies tratadas, protegendo-as de maneira não oclusiva.

Parafinaderivado do petróleo, partilhando as mesmas desvantagens e características dos restantes derivados.

Panthenolálcool precursor da vitamina B5.  Estimula renovação celular. Ação hidratante e humectante.

Magnesium sulfateregulador da troca de água entre as células e o meio externo, auxiliando na absorção de nutrientes e promovendo a eliminação de toxinas e ativação da circulação sanguínea.

Decyl OleatePrincipalmente utilizado como um lubrificante. Cria uma película fina, não-gordurosa, que confere à pele uma aparência suave e macia.

OctyldodecanolEmoliente. Pode provocar irritação.

Aluminum StearatesAgente estabilizador da emulsão. Propriedades lubrificantes.

Citric AcidAgente químico que induz a renovação celular e possui forte ação antioxidante.

Magnesium StearateFunção lubrificante.

Limonene,  Geraniol, Hydroxycitronellal, Linalool, Citronellol, Cinnamyl Alcoholusados como fragância.

Benzyl Benzoatepode ser usado como solvente e conservante. Pode ser irritativo. Pode ser usado como fragância.

Parfum usados como fragância.

O que significa então?? A minha conclusão, a minha análise do rótulo, o meu ponto de vista é o seguinte: possui muitos itens bons, mas possui muitos itens ruins, derivados de petróleo que não atuam na nutrição e saúde da pele, pelo contrário, forma uma capa de sebo na epiderme, deixando essa falsa sensação de hidratação e maciez.

De fato é a nossa avó e os antigos dermatologistas amavam esse produto, pois era um dos poucos que existia, uma vez que esse creme já tem mais de 100 anos. Naquela época os estudos e informações ainda eram limitados. Hoje temos muitos estudos e tecnologias que inovaram os cosméticos, apresentado fórmulas com ingredientes mais naturais e mais orgânicos, ou seja, sem derivados de petróleo ou afins, que são inorgânicos e noviços a longo prazo.

Na minha humilde opinião, não usarei mais, mesmo porque pelo resultado de maior hidratação, tem vários outros produtos no mercado com valores próximos e melhor qualidade da fórmula. Inclusive a própria marca Nívea, tem vários outros itens mais modernos e com melhores fórmulas disponíveis no mercado.

Nívea Creme é bom para a pele mesmo?? A verdade sobre o Nívea Creme

Não acho que o Nívea Creme seja bom para a pele. Não nutre a pele!! O efeito imediato de “hidratação” o produto dá, porém não é um item que traz saúde para a pele, pelo contrário, pode até ser um item que obstrui os poros, especialmente de peles oleosas, quando não retirado corretamente, assim proporcionando o aumento da oleosidade e a possibilidade do aparecimento de cravos e espinhas.

Mas uma vez, isso é o que eu acho, a minha opinião. Faça as suas pesquisas e sua avaliação, mas não deixe de ler o rótulo para saber o que você coloca no seu rosto.

Nutrição, beleza e beijos, Chris.

 

19 comentários, Deixe o seu também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ivana
    Fevereiro 7, 2019
    Ótima reportagem!! Vi muita gente usando e falando maravilhas. Não uso e não usarei!! Sugiro fazer mais posts como este para conhecermos outros produtos tá o populares como este!
    • Chris Castro
      Fevereiro 7, 2019
      Obrigada Ivana!! Sim, nessa semana já terá mais um post como esse!! Fica de olho aqui ;-) beijos
  2. Monique
    Fevereiro 7, 2019
    Muito esclarecedor! Obrigada pelas informações! Nunca usei, mas indicava para amigas que não tem condições $$, agora não indico mais.
    • Chris Castro
      Fevereiro 8, 2019
      Monique, vou buscar mais melhores opções mais acessíveis para indicar aqui no blog!!
  3. Vanessa Sayeg
    Fevereiro 7, 2019
    Minha pele é oleosa e usei por umas duas semanas, porém achei que a pele estava ficando "enseada" e mais oleosa que o normal durante o dia. Parei de usar e agora só uso nas áreas mais ressecadas, joelhos e cotovelos. Obrigada pelo post. Bjs.
    • Chris Castro
      Fevereiro 8, 2019
      Oi Vanessa, entendo exatamente a sensação de "ensebada" que vc sentiu. Obrigada por comentar!!
  4. Tathy
    Fevereiro 7, 2019
    Já imaginava que tinha muitos produtos na fórmula não benefícos mas você esclareceu todas as dúvidas. Nunca usei e agora com certeza não será uma escolha para minha pele.
    • Chris Castro
      Fevereiro 8, 2019
      É muito importante sabermos o que usamos na nossa pele, afinal é um órgão vivo do nosso corpo!!
    • Mariana
      Julho 9, 2019
      Eu tenho a pele seca. Nenhum hidratante fez o q ele fez na minha pele. Para mim, deu certo. No inverno, minha mão fica horrível. Nenhum creme dava efeito, usei até bepantol, mas só o Nívea conseguiu fazer com que minha mão não ressecasse. Mesmo tendo ingredientes derivados do petróleo, de fato, foi o único que deu certo Para mim.
    • Josiane Paula
      Julho 13, 2019
      Eu como cosmetóloga, me dava um negócio e ainda me dá quando as pessoas indicam esse creme, se fosse reformulado seria ótimo, mas sinceramente para o rosto não indico nunca, mal mal para o corpo.
  5. Adriane Rod
    Fevereiro 8, 2019
    Fã análise do creme do potinho branco tbm, é o que mais uso. Você falou ao que a própria Nívea tem produtos melhores com a mesma faixa de preço, pode dizer qual é? Amei o post e sempre tive essa curiosidade.
    • Chris Castro
      Fevereiro 8, 2019
      Oi Adriane, vou fazer isso!! Ótima dica!! Obrigada, Chris.
  6. Vanessa Duarte
    Fevereiro 8, 2019
    Entendo que as grandes marcas devem criar uma auto análise ao longo dos anos e melhorar suas fórmulas com ativos mais novos e com tecnologia apropriada para os dias de hoje. Tenho que elogiar a qualidade do post, riqueza de informação e cuidado em falar de um produto tão tradicional. Super esclarecedor. Amei Chris! Vc é f... Bjs
    • Chris Castro
      Fevereiro 8, 2019
      Que honra ter você como leitora!! Seu feed back é muito importante para mim, até porque sei como você é crítica, criteriosa e sincera. Muito obrigada!!
      • Cacia Mendel
        Julho 10, 2019
        Muito bom seu post, esclarecedor. Eu tinha acabado de ver um onde a pessoa simplesmente leu a composição e falou que gosta muito desse creme, rsrs! Então encontrei o seu com embasamento e adorei! Muito obrigada! Comprei uma latinha agora por conta do frio, mas acabando, com certeza procurarei outro.
  7. Bartira
    Maio 28, 2019
    Eu usei uma semana durante a noite, logo uma semana depois meu rosto encheu de espinhas gigantes!Não recomendo tbm.Adorei o post. Vc poderia falar mais sobre aquele outro potinho da NIVEA sabe? Quase o mesmo valor mas para o rosto. Obrigada! Amei seu blog.
    • Chris Castro
      Maio 28, 2019
      Oi Bartira, sim, irei fazer sobre o Nivea do outro pote. Obrigada pelo feedback!! Beijos
  8. Helena
    Julho 8, 2019
    Finalmente encontrei alguém que explica os componentes dos produtos; tenho costume de pesquisa-los, mas realmente é muito bom encontrar alguém que explique-os e seja sincera, adorei a resenha ! E sinceramente, já desconfiava deste creme haha ! Ainda mais porque tenho pele acneica .
    • Chris Castro
      Julho 8, 2019
      Oi Helena!! Sim, conta comigo ;-) Obrigada pelo comentário!! Beijos
topo