Protetor solar físico ou químico? Saiba a diferença

O verão já está aí, batendo na porta, então vamos falar em protetor solar?! Não que veja um tema a ser discutido nessa estação do ano, pois a proteção solar é um item indispensável no ano inteiro, mas é nesse época que você verá mais propagandas de protetor solar, então entender mais sobre esse item de proteção e beleza é fundamental. Você sabe que existe tipo diferentes de protetor solar? Protetor solar físico ou químico? Saiba a diferença!

Protetor solar físico ou químico? Saiba a diferença

Usar protetor solar sempre! Todos já sabem, pois o uso do filtro solar atua na prevenção do envelhecimento, câncer e mantém a pele saudável, #peleradiante. Mas o que as pessoas geralmente não sabem é que existem dois tipos de filtro solar – o protetor solar físico e o protetor solar químico – e que são bem diferentes.

Até um dia desses eu também não sabia que existia dois tipos de protetor solar, nem muito menos a diferença entre eles. Nunca nenhum dermatologista havia me falado e nem havia lido nadas nas inúmeras matérias sobre proteção solar. Então, se você também não sabia, vamos lá que re explico!

Protetor solar físico ou químico? Saiba a diferença

| PROTETOR SOLAR QUÍMICO

O tipo de filtro mais conhecido e vendido no mercado. Os “químicos” possuem na sua fórmula algumas moléculas que absorvem a radiação ultravioleta transformando-a em radiação de baixa energia, ou seja, agem “reagindo” com os raios. Assim, de fato, ele cria uma proteção química na camada cutânea, impedindo sua penetração na pele. Deve ser reaplicado com frequência, principalmente em caso de exposição total. Algumas vantagens desse tipo de protetor solar: é mais fácil de ser encontrado, é mais fácil de aplicar (geralmente é fino e incolor) e é mais barato. Algumas desvantagens: tem efeito depois de 15 a 20 minutos, precisa repassar com mais frequência, age de forma química na pele, não é indicado para peles sensíveis ou delicadas.

| PROTETOR SOLAR FÍSICO

O protetor físico, também chamado de mineral ou inorgânico, é composto por minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que ficam sobre a pele sem absorção. Com a cobertura, os raios batem e são refletidos pelo filtro, auxiliando na prevenção do fotoenvelhecimento. É ideal para crianças, pessoas alérgicas e grávidas, já que sua formulação não se funde com a pele. Assim, diferente do químico que reage com os raios, o físico reflete os raios. Algumas vantagens desse tipo de protetor solar: tem efeito imediato, dura mais tempo de proteção, não tem ação química com a pele, é mais bloqueador dos raios. Algumas desvantagens: é mais difícil de espalhar, deixa o rosto levemente branco, é mais caro e mais difícil de achar no mercado.

Protetor solar físico ou químico? Minha opinião

Vamos lá para a minha humilde opinião 😉

Sou adepta na vida a menos química em tudo! Até um dia desses eu não sabia que existia dois tipos de protetor solar, então sempre usei aquele que eu comprava ou ganhava, mas sem me preocupar com a fórmula. Escolhia o protetor pelo aroma, se era oleoso ou não, pelo efeito… Agora que eu que existe protetor solar químico e físico, opto pela fórmula e segurança.

O fato do protetor solar físico não depender de agentes químicos, para mim é a maior vantagem! Quanto menos expormos nosso organismos a químicos, melhor, isso para alimentos e cosméticos no geral.

Assim, considerando que a Sociedade Brasileira De Pediatria, em um artigo específico, indicou filtros solares físicos para as crianças e algumas dermatologistas indicam que mulheres grávidas troquem o filtro solar químico pelo físico, é óbvio que os médicos enxergam que o físico é mais seguro. Então eu optei em mudar para os físicos, como esse da Biossance – clique aqui para ver o meu Top 5 produtos da Biossance:

São mais caros, mais difíceis de espalhar e deixam a pele mais branquinha, porém com a saúde da minha pele eu não economizo! E para espalhar o protetor solar físico, eu já peguei o jeito: espalho bastante entre as mãos, assim o produto esquenta e fica mais maleável, facilitando bastante a aplicação. Depois de aplicado, com o rosto levemente branquinho, eu aguardo alguns segundos, passo uma base ou bronzer e pronto, problema resolvido!

| ENCONTRE O SEU PROTETOR FÍSICO AQUI

E você, já sabia dessa informação? Qual você usa? Comente aqui e não deixe de procurar e questionar o seu dermatologista. Ah, e para incorporar hábitos saudáveis para a saúde e beleza, faça parte do Programa Fórmula da Pele Radiante – SAIBA MAIS.

Nutrição, beleza e beijos
Chris.

2 comentários, Deixe o seu também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isabella
    Fevereiro 7, 2019
    Boa tarde :) Físico no caso, se refere a um protetor mais natural, e consequentemente vegano?
    • Chris Castro
      Fevereiro 7, 2019
      Oi Isabella, não necessariamente, físico pela composição não ter proteção química, mas não necessariamente é vegano.
Descubra
Como Ter uma Pele radiante
e Mais Jovem
, em Apenas 30 Dias.
Este é o meu plano passo a passo de 10 minutos por dia, com resultados
comprovados, sem ter que fazer cirurgias nem tratamentos invasivos, de
forma saudável e sem sair de casa.
Eu quero!
topo