A verdade sobre lavar o cabelo com shampoo duas vezes

Ahh esse post! Faz tempo que quero quebrar um tabu aqui com vocês: a mentira do marketing dos shampoos. Então vamos lá, venha saber a verdade sobre lavar o cabelo com shampoo duas vezes!

Lavar o cabelo com shampoo duas vezes?

Me responde: quando você vai lavar o seu cabelo você aplica quantas vezes o shampoo? Se você respondeu 2, ok, você faz parte de 99,9% de pessoas que foram enganadas com essa informação!

Quem te orientou a isso? O rótulo do shampoo? Foi, certeza! E caso a orientação tenha vindo do cabeleireiro, certeza que ele também viu isso nos rótulos dos produtos.

Bom, na verdade isso foi a maior sacada que a indústria de shampoo criou… Assim você usa mais produto, acaba mais rápido e você compra novamente! Bingo, ótimo para os fabricantes e para a cadeia dos shampoos. Mas e para os cabelos? Qual a forma correta de lavar os cabelos?

Qual a forma correta de lavar os cabelos?

Bom, não quero usar o termo “correta”, pois quem sou eu para falar o que é certo ou errado… Mas o que posso falar é o que é verdade: lavagem do cabelo é um processo químico!

Assim como a limpeza de casa e/ou qualquer outra limpeza que precisa de um produto específico para limpar (que no caso do cabelo é o shampoo) a limpeza se dá pela ação do produto químico. Ou seja, o produto precisa ter um tempo para agir… O que faz o cabelo ficar limpo é não é a quantidade de vezes que aplica o shampoo, mas o tempo que ele age.

Já lavou um banheiro? Bom, você coloca o tira limo e deixa agir por 5 minutos antes de esfregar? Assim a limpeza consegue ser realizada de forma bem mais fácil. Isso acontece também com o shampoo, ou seja, deixe por mais tempo e esfregue depois! Cabelo limpo com apenas 1 passada shampoo. A ação dos princípios ativos deve durar 3 minutos.

Na prática, resumindo, o que importa é o tempo de permanência do shampoo nos fios e não a quantidade de aplicações!

Faz bem lavar a cabeça duas vezes?

Na opinião da dermatologista Gabriella Vasconcellos, passar o shampoo duas vezes durante o banho é um ritual desnecessário: “com uma quantidade suficiente, o cabelo se livrará das impurezas e resíduos externos, como poeira, poluição e etc”, conta. Segundo a profissional, aproximadamente duas colheres de sopa do produto são suficientes para não precisar repetir o processo.

FONTE: belezaextraordinaria.com.br

Esse costume pode ser na verdade prejudicial para alguns tipos de cabelo. Como leva embora a oleosidade natural, o excesso de lavagem acaba ressecando os fios.

A verdade sobre lavar o cabelo com shampoo duas vezes

Essa é a verdade: é tudo um marketing que te induz a gastar mais produto! Quando começou essa orientação (na década de 50), até havia uma razão para repetir, já que não se lavava a cabeça com frequência e os produtos não tinham a qualidade que temos hoje.

Vamos economizar produto, gastar menos água e poluir menos o meio ambiente? A partir de hoje aplique somente 1x o shampoo, desligue o chuveiro, deixe agir por 3 minutos, esfregue o cabelo e enxágue, pronto, limpo com uma aplicação!

Agora que já sabemos que lavar a cabeça duas vezes com shampoo é prejudicial, confira aqui os meus shampoos favoritos, para serem usados apenas uma vez por banho!

Nutrição, beleza e beijos,
Chris.

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo