Bio Oil funciona? A verdade sobre esse famoso óleo

Opa… Mas um post interessante por aqui! A pedidos, vamos avaliar o rótulo do Bio Oil?! Conheça nesse post se o Bio Oil funciona mesmo, qual a verdade sobre o Bio Oil 😉

Conhecendo o Bio Oil

Antes de falar da fórmula do Bio Oil, deixa eu contar um pouco sobre o produto… Ele foi desenvolvido pelo químico alemão que estudou ativos hidratantes para uso próprio, pois achava a sua pele ressecada demais.

Assim ele desenvolveu na Cidade do Cabo, na África do Sul, o Bio Oil, um blend de óleos, que foi lançado globalmente em 2002 e que está presente no Brasil desde 2013. A marca faz parte do grupo Union Swiss, distribuída em 108 países.

É uma marca reconhecida no mundo inteiro pelos benefícios para a pele do rosto e do corpo, prometendo melhora a aparência de cicatrizes e também de tons desiguais da pele ou mesmo de estrias.

Seguem as informações detalhadas no site da marca: https://www.bio-oil.com/br/br-pt

Bio Oil funciona?

Não sei, não usei conforme a recomendação do fabricante:

“Aplique duas vezes ao dia por um período mínimo de três meses”

Dizeres da embalagem

Bom, sinceramente, mesmo que eu usasse, acho que não iria comprovar os benefícios específicos em relação aos benefícios destacados na embalagem do produto, uma vez que não tenho grandes marcas, estrias ou manchas.

Olha o que o Bio Oil promete na embalagem:

  • Melhora a aparências da pele com cicatrizes
  • Reduz a possibilidade de marcas de estrias
  • Uniformiza tons de pele
  • Previne o aparecimento dos sinais da idade

Mas, como eu não usei, decidi fazer uma mega pesquisa nas resenhas em blogs e youtube para ver o que falam por aí… Bom, no geral eu vi muito comentário bom sobre o sensação de hidratação da pele corporal, bem como alguns relatos positivos sobre a ação do Bio Oil na melhora a aparências da pele com cicatrizes.

Por outro lado, sobre o uso do Bio Oil na pele da face, li muitos comentários negativos, relacionados ao aparecimento de espinhas. Por que será? Ah, a resposta está no próximo bloco!

A verdade sobre esse famoso óleo

Aham… Sensação de hidratação + aparecimento de espinhas = parafina

Sim, fica fácil entender um pouco do que vi sobre o produto, quando leio os ingredientes de fórmula:

Paraffinum Liquidum, Triisononanoin, Cetearyl Ethylhexanoate, Isopropyl Myristate, Retinyl Palmitate, Helianthus Annuus Seed Oil, Tocopheryl Acetate, Anthemis Nobilis Flower Oil, Lavandula Angustifolia Oil, Rosmarinus Officinalis Leaf Oil, Calendula Officinalis Flower Extract, Glycine Soja Oil, BHT, Bisabolol, Parfum, Alpha-Isomethyl Ionone, Amyl Cinnamal, Benzyl Salicylate, Citronellol, Coumarin, Eugenol, Farnesol, Geraniol, Hydroxycitronellal, Hydroxyisohexyl 3-Cyclohexene, Carboxaldehyde, Limonene, Linalool, CI 26100

Analisando o rótulo vemos claramente que o Bio Oil é um blend de óleos, mas com predominância dos óleos minerais-químcos-inorgânicos!

Conforme vocês (meus leitores amados) já sabem, os ingredientes são obrigatoriamente declarados no rótulo na ordem decrescente, ou seja, do mais contido para o menos contido. Assim, como podemos ver, o item número 1 do Bio Oil é Paraffinum Liquidum, traduzindo: parafina líquida – derivado do petróleo, que não age na nutrição da pele, é tóxico e não hidrata de verdade, na realidade faz uma camada de cera na pele, deixando uma falsa sensação de hidratação, além de ser oclusivo e pode obstruir os poros – SAIBA MAIS SOBRE OLÉOS OCLUSIVOS AQUI

Além ter a parafina como item mais contido na fórmula do Bio Oil, os próximos 3 itens na lista de ingredientes, também são óleos químicos, que entram na composição para agregar na falsa sensação de hidratação.

Bom, do meio para o final, a fórmula do Bio Oil tem ingredientes vegetais de ótima qualidade, como: vitamina A, óleo de calêndula, óleo da lavanda, óleo de alecrim e óleo de camomila, porém numa quantidade inferior 🙁

Também possui vários itens desnecessários artificiais, como corante e perfume. Inclusive, eu li em várias resenhas que o Bio Oil possui rosa mosqueta, o que não é verdade, não contém, mas a cor e o aroma do produto levam o consumidor a essa conclusão!

Minha opinião sobre o Bio Oil

Bom, fatos revelados, vamos ao meu veredito: de “bio” esse “oil” não tem nada!! É de fato uma mistura de óleos, com óleos vegetais bons no meio da fórmula, mas cheio de outros ingredientes não tão bons para a saúde da pele!

NUNCA passaria esse produto no rosto… Amo óleos na face, mas óleos vegetais, como vários que uso:

Enfim, sou a favor da utilização da cosméticos que nutrem de verdade a pele, alimentando de fora para dentro as nossas células. Assim evito o uso de produtos com derivados do petróleo e outras químicas inorgânicas, que só fazem um paliativo na pele e podem até dar um efeito rebote como o aparecimento de espinhas.

Pronto, falei. Minha opinião e só! Fica a dica!

Nutrição, beleza e beijos
Chris.

2 comentários, Deixe o seu também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Adriano Duarte
    Julho 12, 2019
    Chris, eis que me surgiu uma dúvida: no vídeo do canal hipinotique, eu entendi que a parafina era um meio comum entre os hidratantes para servir de veículo dos agentes. Algo que não poderia ser retirado. Entendi errado?!
    • Chris Castro
      Julho 17, 2019
      Sim, a parafina não é um item comum... As bases para hidratantes bons são água, glicerina e óleos vegetais. A parafina, óleo mineral, petrolatum e outros, são todos derivados da refinaria do petróleo, nada saudável.
topo