Como o Colágeno Funciona?

,

Vocês sabem que colágeno é um assunto recorrente por aqui, não é?! Recentemente, fiz esse post aqui falando sobre os diferentes tipos de colágeno. Para complementar, quero falar um pouco mais sobre o assunto, será que colágeno funciona? Vamos?

Colágeno como suplemento alimentar?

Nos últimos anos tem ocorrido interesse crescente nos benefícios da suplementação oral com nutrientes e compostos bioativos de alimentos. Alguns destes compostos tem mostrado capacidade de modular funções celulares e metabolismo da pele, sendo potencialmente eficazes para amenizar e/ou retardar os sinais do envelhecimento cutâneo.

Um desses compostos é o colágeno hidrolisado, que são moléculas de colágeno quebradas em tamanho menor, para que seja melhor absorvido e utilizado pelo organismo.

O colágeno hidrolisado que vem sendo estudado nos últimos anos e tem apresentado efeitos funcionais e benéficos na pele, especialmente na melhora dos sinais clínicos do envelhecimento. Seu uso como suplemento alimentar vem de longa data e tem sido considerado fonte promissora de peptídeos com atividade biológica.

A primeira descrição que se conhece dos efeitos benéficos da ingestão de derivados hidrolisados de colágeno por humanos é do ano de 1175, quando Hildegard – uma famosa monja, naturalista, médica informal e intelectual da idade média – escreveu que comer “caldo de cartilagem bovina” (caldo de mocotó) melhorou as condições das articulações, reduzindo a dor.

Colágeno Hidrolisado Funciona?

Bom, mas muitos anos se passaram e hoje há um consenso de que os efeitos biológicos promovidos pelo colágeno estão relacionados com a ingestão de sua forma hidrolisada!

Com base nas evidências cientificas apresentadas atualmente, sim podemos entender que o colágeno hidrolisado é um ingrediente alimentício seguro e biodisponível que fornece não apenas os aminoácidos como nutrientes construtores, mas também peptídeos reguladores da atividade celular.

Os peptídeos de colágeno, após a digestão, conseguem atravessar a mucosa intestinal, são distribuídos para a pele e estimulam o metabolismo das células, elevando a quantidade dos compostos constituintes da matriz dérmica e melhorando as propriedades da pele. 

Mas, é preciso destacar que é importante ter uma alimentação adequada para os blocos de construção de proteínas. Caso contrário, não há matéria-prima para a pele para a fabricação de colágeno. Entretanto, comer colágeno não se traduz em mais colágeno na pele.

O colágeno diretamente isolado, ou adicionado a alimentos, bebidas e pílulas são digeridas em aminoácidos, absorvidos pelas células no intestino delgado e utilizados para produzir proteínas quaisquer conforme as necessidades do corpo. Estes aminoácidos são utilizados para criar diversos tipos de proteínas humanas, inclusive o colágeno, se assim for a necessidade e estímulo de seu próprio corpo, ou seja, o que vale é o estímulo de seu corpo, e não o que você deseja e imagina que acontecerá.

Para comprar o Nutren Beauty clique AQUI

Esse conteúdo educacional foi apoiado pela Nutren Beauty! Me conta o que achou desse post aqui nos comentários?

Nutrição, beleza e beijos,
Chris.

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo