Principais Fontes de Vitamina C

Os alimentos ricos em vitamina C ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres. Ou seja, ​colabora para a oxidação natural do organismo, que nada mais é do que a ação do oxigênio que respiramos sobre as nossas células. Separei nesse post as principais fontes de vitamina C para que você cuide da sua imunidade e mantenha sua pele radiante!

A Importância da Vitamina C

A vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) é uma das 13 principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substâncias químicas complexas necessárias para o funcionamento adequado do nosso organismo.

Por não ser produzida pelo corpo humano, a vitamina C deve estar sempre presente na nossa alimentação. A quantidade ideal de vitamina C no organismo varia de acordo com sexo e idade do indivíduo – para mulheres adultas, 75mg diárias são suficiente; já para homens adultos, recomenda-se o mínimo de 90mg.

A vitamina C trás diversos benefícios para a nossa saúde. Os alimentos ricos em vitamina C tem poderoso efeito antioxidante, que atua no sentido de anular a ação nociva dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são produzidos pelo próprio corpo e, quando em excesso, podem danificar diversas estruturas corporais – são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas, como o Alzheimer ou o câncer. Uma dieta com bom fornecimento de vitamina C te ajuda a ficar afastado desses riscos.

Além de todas as funções metabólicas e de proteção do corpo, a vitamina C ainda traz benefícios de beleza radiantes! Por estimular a produção de colágeno, a vitamina C é protagonista na função de retardar o envelhecimento precoce e a formação de rugas, deixando a pele sempre macia e com aspecto saudável. A vitamina também auxilia na produção de proteínas que fortalecem o cabelo e as unhas, dando fim ao aspecto quebradiço.

Principais Fontes de Vitamina C

Veja uma lista dos alimentos que são principais fontes de vitamina C, são os verdadeiros campeões nesse quesito. E surpreenda-se: a laranja não está na lista.

1 | CAMU-CAMU

2.606 mg de vitamina C em 100 g do alimento: a frutinha típica da região amazônica lidera o ranking. Pequena, do tamanho de uma jabuticaba, seu cultivo ainda é restrito ao mercado regional.

Imagem: Robson Ventura/Folhapress

2 | ACEROLA

1.506 mg de vitamina C em 100 g do alimento: de sabor ácido, possui também carotenoides, importantes para manter o sistema imunológico em bom funcionamento e para a cicatrização de tecidos.

Imagem: Getty Images

3 | CAJU

258 mg de vitamina C em 100 g do alimento: também possui zinco, que exerce papel vital no fortalecimento das defesas do organismo contra infecções, e flavonóides, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Imagem: iStock

4 | PIMENTÃO AMARELO

190 mg de vitamina C em 100 g do alimento: de forma geral, todos os pimentões possuem boas quantidades de vitamina C, embora o amarelo ganhe nesse quesito. É também fonte de vitaminas do complexo B e apresenta ação termogênica discreta, elevando a temperatura corporal.

Imagem: iStock

5 | MEXERICA

112 mg de vitaminca C em 100 g do alimento: também tem potássio, mineral importante na contração muscular e que ajuda a regular a pressão arterial.

Imagem: iStock

6 | COUVE

103 mg de vitamina C em 100 g do alimento: rica em fibras, também é fonte de cálcio e magnésio, minerais importantes para a saúde óssea, além de vitamina K, que regula a coagulação do sangue.

Imagem: Getty Images

7 | GOIABA BRANCA

98 mg de vitamina C em 100 g do alimento: tem mais vitamina C que a sua variação vermelha, além de apresentar carotenoides, fundamentais para prevenir a degeneração macular (perda de visão no centro do campo visual).

Imagem: iStock

8 | BRÓCOLIS

89 mg de vitamina C em 100 g do alimento: também tem ação antioxidante, além de ser fonte de vitamina E, potássio, cálcio e fibras.

Imagem: iStock

Principais Fontes de Vitamina C

Ficou surpreendida com essa lista? Me conta aqui nos comentários qual desses alimentos é o seu preferido!

Nutrição, beleza e beijos
Chris

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

topo