Carne de porco faz mal?

Será? Estamos vivendo uma crise no mercado da carne bovina, com todas essas denuncias que vieram a tona sobre carne adulterada, com produtos químicos, com papel, carnes estragadas… Gente, de tudo! Bom, fiquei me perguntando sobre outros tipos de carnes vermelhas que podemos consumir para substituir a carne bovina… Bom, resgatei um material sobre a carne de porco e fui estudar um pouco. Confira nesse post o resultado desse meu estudo, saiba se a carne de porco faz mal ou bem!

Carne de porco faz mal?

Não.  Mas quase todos acham que sim!! Desde pequena escuto da avó ou da mãe: “menina não come carne de porco por que faz mal ou é carregada”. Mas essa fama se dá pelo potencial fator pró-inflamatório, ou seja, pode não colaborar com o organismo no restabelecimento pós-cirúrgico. Existem também o potencial alergênico dessa carne, mas não podemos falar que “faz mal”.

No princípio das criações suínas, os ambientes eram sujos e as rações muito “gordas”, o que deixava a carne com risco sanitário e com alto valor de gordura. Porém nos últimos 20 anos, houve uma melhora significativa em relação a higiene e nas rações, o que origina hoje porcos saudáveis e com carne mais magra e com baixo teor de colesterol.

Estudando sobre a carne de porco e lendo vários materiais informativos sobre o lado bom dessa carne, cheguei numa conclusão do ponto de vista nutricional: a carne de porco é um ótima opção de carne vermelha!!

Saiba mais sobre a carne de porco

A primeira curiosidade sobre a carne suína é que é a proteína mais consumida no mundo!! Representa cerca de 43% do consumo mundial de proteína e o Brasil está em quarto lugar no ranking de produção e exportação.

Sobre a sua composição nutricional, a carne suína é rica em proteína e pobre em carboidratos. Comparada à carne de boi, possui menos sódio e mais selênio. Também é rico em ferro e vitaminas do complexo B.

Ou seja, é uma ótima fonte de nutrientes!! Dependendo da escolha do corte, exemplo filé ou lombo, é uma carne magra, leve e saudável. Assim vamos quebra paradigmas e consumir carne de porco. É fácil de ser encontrada e fácil de fazer…

Fica a dica!! Carne suína é uma ótima opção! Vamos abrir nosso paladar para outros sabores e texturas.

Tem um site legal com várias receitas: http://www.maiscarnesuina.com.br

Beijos, nutrição e beleza, Chris.

 

 

 

1 Comment

  1. marcia desterro Reply

    adoro carne suína
    e a dica do site foi muito boa!!! obrigada mais uma vez Chris.

Comente!

Navigate